CEROL

A Campanha “FÉRIAS SEM CEROL “ é um projeto social educativo para ser implantado no meses de junho e julho de 2011 na cidade de Anápolis.

Cerol é o nome atribuído a uma mistura de cola com vidro moído que é aplicado em linhas de pipas ou papagaios, como também são conhecidos. A função do produto é efetuar o corte de linhas, em disputas comuns entre a garotada.

Nosso objetivo é desenvolver atividades pedagógicas com crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores, alertando para a conscientização quanto ao uso indevido do cerol.

Essa prática já é proibida por lei no município de Anápolis (Lei nº 280/2002), mas infelizmente a lei é ignorada especialmente no período que vai de junho a agosto, onde os ventos são fortes e  as crianças estão em período de férias escolares.

Nesse período são comuns os acidentes com motociclistas que passam por áreas onde crianças e adolescentes empinam papagaios e enroscam o pescoço em suas linhas. São também vítimas do cerol: Aeronaves, pedestres, ciclistas, paraquedistas, skatistas e outros.

Além de ser uma ameaça à integridade física de quem brinca, o uso do cerol nas linhas das pipas pode deixar a população sem energia. O cerol e outros materiais utilizados na confecção podem provocar curto circuito na rede elétrica.

O que parece ser uma brincadeira, na verdade é algo muito perigoso. O cerol pode causar os mesmos machucados que uma navalha, ou seja, se o corte for profundo ou pegar uma veia ou artéria grande, pode até matar.

Usar Cerol é crime!  Empinar Pipa é bom, sem cerol é melhor ainda!